sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O Secretariado Executivo é uma ciência?





Apesar de sua base ser criada através de diversas áreas do conhecimento como administração, contabilidade, direito, economia, letras, psicologia, entre outras, o Secretariado Executivo possui sua singularidade, pois utiliza informações adquiridas para formar um profissional flexível capaz de criar sua própria identidade profissional de acordo com a necessidade do mercado. Aperfeiçoa pessoas adaptáveis ao ambiente empresarial, mas ao mesmo tempo, aptas a desenvolver pesquisas que contribuam ao âmbito acadêmico.
O Secretário Executivo é um criador de fórmulas... Acrescenta as suas aptidões aos múltiplos determinantes das redes empresariais, soma a sua capacidade de comunicação em diversos idiomas com o bom relacionamento interpessoal, subtrai os riscos e os problemas organizacionais, multiplica seus conhecimentos de acordo com as necessidades, divide os processos sempre visando um resultado que contribua no cotidiano de seu gestor ou departamento.
Mas falta colocar isso tudo no papel...
Atualmente não há como referir-se a Teoria do Conhecimento Secretarial sem citar nosso colega Raimundo Nonato Júnior.
"...os diversos segmentos envolvidos na produção do conhecimento secretarial (Departamentos de cursos superiores e técnicos; entidades de classe e profissionais da área) concordam que há uma ciência que rege o fazer e o saber das pesquisas secretariais, entretanto, ela não se encontra escrita até o presente momento. Este "silêncio epistemológico" acaba por instaurar um "vazio" em muitas relações de identidade e legitimidade do conhecimento produzido pelo Secretariado Executivo nas universidades.
Mas, por que isso ocorre?
Isto ocorre porque faltam teorizações sobre organização do conhecimento na área secretarial."
(NONATO JÚNIOR, 2009)

Precisamos nos "movimentar", produzir mais artigos, desenvolver novas pesquisas e suprir as carências das nossas bibliotecas.

“ O importante é não olhar para os lados, traçar os seus objetivos e focar em seus planos, impedindo assim a inveja, o medo e o sentimento de incapacidade. Não tenha medo de criar , erre se for preciso, aprenda com as falhas, seja determinado e invente seu próprio destino.”
Gisele Broca
Fonte: NONATO JÚNIOR, Raimundo. Epistemologia e teoria do conhecimento em Secretariado Executivo. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário