domingo, 9 de agosto de 2009

Identidade Profissional

Em meus passeios pelos jardins da internet, principalmente os que cultivam informações sobre o Secretariado Executivo, noto que existe "bons olhos" sobre a nossa profissão.

Listei alguns adjetivos utilizados para descrevê-la:
- Profissionais em constate atualização;
- excelente capacidade de comunicação, inclusive em idiomas estrangeiros;
- assessores;
- dinâmicos;
- organizados;
- adaptáveis;
- responsáveis;
- comprometidos;
- tecnológicos;
- multifuncionais.

Entendo a dificuldade de muitos em preencher esses requisitos, principalmente quanto ao aprendizado da língua estrangeira, mas a cada dia percebo que esta relação (completa) é essencial no currículo do Secretário Executivo.
Destaco principalmente a necessidade que esses profissionais tem de se adequar ao mercado que estão atuando, incluir a pesquisa em novas áreas, de acordo com a de atuação.
Por exemplo se trabalhar em uma multifuncional com sede na França, que atua na área da agricultura, que possui sedes em outros países e etc...é importante que o Secretário reconheça esses dados, aprenda essa língua, a cultura desse país, conheça um pouco sobre esse campo, leia revistas, consulte a internet, conheça as principais concorrentes, os principais nomes da área.

Enfim seja curioso, investigativo, tenha uma lista de contatos, obtenha o máximo de informações possíveis, seja necessário isso apenas trará benefícios a você Secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário