segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Independência do Brazil

Gosto muito de ficar procurando informações na internet...sou curiosa.
Atualmente não fico sem saber o significado de uma palavra...
Adoro os chamados newsletters principalmente os que, quando nos cadastramos, enviam constantemente mensagens informativos em nosso e-mail, esta é uma ótima ferramenta para nos mantermos sempre atualizados.

Mas enfim vamos ao que interessa, foi através de um newsletters que pude me atualizar sobre o significado do feriado da “Independência do Brasil”. Com a correria do dia-a-dia, e a quantidade de informações que necessitamos absorver, acabamos deixando de lado informações e significados simples.
Então vou repassar a vocês a contribuição que recebi atreves de um newsletters, do site Portal do Cerimonial (http://www.cerimonialista.com/index.php).

- O 7 de Setembro só foi instituído feriado nacional em 6 de Abril de 1949, por meio de Decreto- lei 662, assinado pelo então Presidente Eurico Gaspar Dutra.

- A Independência proclamada por D. Pedro I, em 7 de Setembro de 1822 foi, na verdade, oficializada no dia 2 de Setembro , por meio de Decreto Assinado pela Princesa Regente D. Leopoldina da Áustria, na qualidade de Chefe Interina de governo, declarando o Brasil separado de Portugal.

- As três obras mais antigas alusivas ao 7 de Setembro são, nesta ordem: estátua equestre de Dom Pedro I, na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro; a construção do Monumento do Ipiranga, hoje Museu do Ipiranga, em São Paulo; e o Painel Independência ou Morte, de autoria de Pedro Américo.

- O Centenário da Independência marcou, no dia 7 de setembro de 1922, a primeira transmissão de rádio no Brasil, com discurso comemorativo do então Presidente Epitácio Pessoa.

- Para marcar o Centenário da Independência , em 7 de Setembro de 1922, o então Presidente Epitácio Pessoa oficializa por meio do Decreto 15.671, o Hino Nacional Brasileiro, com música de Francisco Manuel da Silva e letra de Joaquim Osório Duque Estrada, um dia antes, num 6 de Setembro.

- Dom Pedro I comemorou o feito da Independência, ocorrido na manhã de 7 de Setembro , com um concerto noturno, no Teatro de Ópera de São Paulo, quando ali entoou o Hino da Independência.

A letra do hino é de Evaristo da Veiga e a música de D. Pedro I.

HINO DA INDEPENDÊNCIA

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário