quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Algumas idéias de projetos...


Lembro-me dos últimos semestres da faculdade, no momento da criação do projeto de estágio, a dificuldade de identificar o tema e a necessidade da empresa/setor/departamento.

O primeiro passo para propor um bom projeto e desenvolver um ótimo estágio/trabalho é conhecer a empresa, sua cultura, as pessoas e os processo. Porque não existe empresa sem problemas ou oportunidade de aplicação de melhorias.

Segue algumas propostas que identifiquei em meu setor:

Biblioteca departamental: criar um mini acervo para o seu departamento, disponibilizando para consultas: dicionários, gramáticas (principalmente para acompanhar as novas normas da correção ortográfica), livros técnicos, códigos, normas, revistas, catálogos e outras brochuras.


Pagina de Intranet: implantar uma página que facilitará o acesso a comunicados, formulários, procedimentos como um canal de informação para o setor. Pode até ser criado uma parceria com algum estudante de informática que tenha interesse e auxiliar um projeto como esse.


Revisão de processos: desenvolver uma análise nos processos que apresentam maior deficiência, e propor melhorias.

Gerenciamento de reuniões: proponha algumas ações, passe por um aprimoramento, para auxiliar equipes com deficiência no desenvolvimento de reuniões. Faça campanhas, comunicados, proponha uma cartilha que incentive as "boas práticas" de reuniões bem sucedidas. Ajude a focar nas metas da empresa como um todo, ao invés de permitir que venham à tona conflitos surgidos na defesa de uma ou outra área específica.
Prove, através de um projeto, que existe um profissional especificamente capacitado em técnicas especializadas para ajudar o grupo a interagir da melhor forma e a tomar as melhores decisões.Aprimore-se.

Automatização de sistemas: pesquise sistemas que podem facilitar o trabalho do grupo, crie adaptações, implante novas idéias operacionais que gerem resultados.

Faça uma análise, pesquise, converse com as pessoas do setor, identifique as necessidades e ponha a imaginação para funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário