domingo, 6 de setembro de 2009

Cartão Profissional


Comercialmente conhecidos como Cartões de Visita, têm como principal objetivo o estreitamento e continuidade das relações sociais. E tanto podem, como devem, ser utilizados pelos Secretários Executivos.

O Cartão de visita fará identificação do profissional constando o nome completo, função, logotipo e endereço da empresa, telefone, e-mail e endereço da internet.

A medida padrão é 9,0 x 5,0 cm, para sua confecção são utilizados vários matérias e texturas de acordo com o gosto pessoal ou cumprindo o padrão da empresa, lembrando sempre: cuidado com os exageros.

Lay-out dos Cartões de Visita
- Geralmente o endereço fica à direita.
- Graduações e profissões ficam abaixo do nome em caracteres menores.
- As graduações militares ou títulos acadêmicos antecipam o nome. Os títulos acadêmicos podem ser abreviados.

Os Cartões de Visita são utilizados em situações como apresentação profissional e iniciação de network.



Cabe ao Secretário identificar alguns conceitos de etiqueta que devem ser lembrados durante a utilização/troca dos Cartões de Visita.

- Deixe seu cartão de vista quando o visitado estiver ausente para informá-lo quem o procurou.

- Oferece-se o Cartão Profissional no inicio de reuniões, almoços ou jantares de negócios para conhecer a hierarquia dos presentes.

- Não é grosseria solicitar um cartão de visita a alguém.

- Recomenda-se evitar a distribuição indiscriminada. O melhor é conversar primeiro, e depois de forma discreta, trocar cartões.
-

É possível, e uma demonstração de interesse, anotar no verso do cartão um breve histórico sobre a pessoa, o perfil, quando e onde conheceu.

- Deve-se estar atento para não misturar cartões recebidos com os próprios, evitando a “gafe” de entregar um cartão de outra pessoa.

Um comentário: