quinta-feira, 25 de março de 2010

Termos Corporativos

Como eu já havia mencionado no Post Words and terms of business os termos em outros idiomas ou até mesmo em português estão tomando conta dos diálogos e e-mails corporativos.

Algumas semanas atrás recebi um e-mail do exterior, com uma solicitação, no qual o texto terminava da seguinte maneira ... “ please, provide these information within tomorrow EoB.”

Eis a dúvida, o que é EoB? Um sistema, um formato de arquivo?

Após alguns minutos pensando, liguei para um colega de trabalho super atualizado e descobri que o termo se refere a “End of Business”, ou seja, até o término do seu horário de trabalho na data estipulada.


Segue mais alguns termos que facilmente são encontrados, infiltrados nos diálogos e e-mails corporativos:

Assignments Tarefas a serem cumpridas. Missão de uma pessoa na empresa, compromissos.

Background Experiência, vivência ou conhecimento tanto profissional quanto pessoal.

Benchmarking Segundo a International Benchmarking Clearinghouse, entidade norte-americana de benchmarking, é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias de uma organização com as das líderes do mercado.

Brainstorming Reunião destinada a incentivar a total libertação da atividade mental criativa. A tradução para o português significa “tempestade cerebral” e visa ajudar os participantes a descobrir soluções criativas e inovadoras para as questões da empresa. Nas reuniões, os participantes devem encorajar ideias bizarras e nunca criticar as sugestões dos demais.

Downsizing É o enxugamento ou redução dos níveis hierárquicos de uma organização. O objetivo é aproximar os funcionários para facilitar a comunicação e agilizar a tomada de decisões.

Empowerment Significa dar aos funcionários poder, liberdade e informações que permitem a tomada de decisões.

Endomarketing Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o funcionário. Técnicas de marketing utilizadas com o funcionário.

Estado de burnout Estágio avançado de estresse do profissional, esgotamento. Estafa geral por conta do trabalho.

Follow-up Acompanhamento de ações e campanhas com o objetivo de medir seus resultados concretos. Na linguagem informal, trata-se de perguntar como as coisas estão indo.

Headhunter Caçador de talentos. Pessoa ou empresa especializada na procura de bons profissionais no mercado para ocupar determinada função em outra empresa.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1403469-9654,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário