quarta-feira, 14 de abril de 2010

Detonadores de Imagem


Acabei de receber um e-mail sobre um assunto que considero importantíssimo, e que devido a valorização que as empresas tem dado para a diversidade, algumas pessoas estão esquecendo que o local de trabalho é sim um ambiente formal. Alguns mais e outros menos, é claro!
Mas existem algumas cuidados que dever ser seguidos independente do nível de formalidade da companhia.


Na vida tem sempre alguém de olho na gente.

Quando o assunto é profissional, alguns cuidados com a nossa forma de vestir podem interferir diretamente em promoções ou até na nossa permanência na empresa.

1) Lingerie à mostra ( lembre-se quando o assunto é profissional ela só trabalha nos bastidores e, portanto, não pode aparecer ).

2) Barriga aparecendo não é profissional, não mesmo!

3) “Cofrinho” à vista muito menos.

4) Botões que parecem que vão explodir.

5) Nenhuma maquiagem ou maquiagem demais.

6) Peças mal-cuidadas ( com bolinhas, furos , fios...) passam uma imagem de descuido. Desapega e libera a roupinha macia e surrada.

7) Roupa pequena demais ou de número maior que o seu. Tamanho certo é essencial.

8) Microssaias e superdecotes tiram o foco profissional ( três dedos acima do joelho é limite para as saias e vestido ).

9) Acessórios gigantes chamam a atenção. Muitas vezes exageradamente, principalmente quando essa não é a intenção

10) E por último, dois itens que transmitem uma imagem ¨não tô nem aí¨: chinelo de dedo e esmalte descascado.


É sempre bom lembrar que a roupa certa melhora nossa auto-estima , nossa autoconfiança e pode ajudar e muito a performance profissional. Observe a empresa em que você trabalha e vista-se de acordo.
Formação profissional e imagem pessoal são ferramentas para o sucesso

segunda-feira, 29 de março de 2010

Parabéns Curitiba!!! 317 anos da Capital Paranaense...

Hoje, no aniversário de Curitiba eu gostaria de homenagear os amigos Curitibanos que me receberam tão bem em minha chegada aqui. E também aos não nascidos em Curitiba , radicados nesta cidade por algum período.
Apresento o texto abaixo retirado hoje pela manhã do site Gazeta do povo, que listou os 50 motivos para amar Curitiba.
Para mim o motivo abaixo foi o principal!

Curitibano...Antipático, não: sério e educado

Os curitibanos podem levar a fama de ser um povo antipático e frio. Dizem que isso pode ser influência da baixa temperatura e até mesmo da colonização de alguns países da Europa, mas ressalvas merecem ser feitas a essa característica.
O perfil fechado também pode ser associado a um povo sério, responsável e que respeita a individualidade. “É um povo educado, que preserva a sua intimidade e não invade a privacidade alheia”, avalia o delegado Marcus Vinícius Michelotto. Quebrado o gelo, quem conhece um curitibano descobre que por trás da seriedade encontra-se alguém com quem se pode contar.

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=987309&tit=50-motivos-para-amar-Curitiba

sexta-feira, 26 de março de 2010

Hora do Planeta 2010


Em 27 de março, das 20h30 as 21h30, o mundo inteiro vai apagar as luzes e protestar contra o aquecimento global.
A Hora do Planeta 2009 teve meio bilhão de participantes em 88 países. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, o Cristo Redentor e outros ficaram uma hora no escuro.

Com a sua ajuda, este ano vamos chegar a 1 bilhão de participantes. Será uma demonstração grandiosa de que a população do planeta exige o combate aos efeitos das mudanças climáticas.

Eu estou neste movimento. Entre no site http://www.horadoplaneta.org.br e junte-se a nós!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Termos Corporativos

Como eu já havia mencionado no Post Words and terms of business os termos em outros idiomas ou até mesmo em português estão tomando conta dos diálogos e e-mails corporativos.

Algumas semanas atrás recebi um e-mail do exterior, com uma solicitação, no qual o texto terminava da seguinte maneira ... “ please, provide these information within tomorrow EoB.”

Eis a dúvida, o que é EoB? Um sistema, um formato de arquivo?

Após alguns minutos pensando, liguei para um colega de trabalho super atualizado e descobri que o termo se refere a “End of Business”, ou seja, até o término do seu horário de trabalho na data estipulada.


Segue mais alguns termos que facilmente são encontrados, infiltrados nos diálogos e e-mails corporativos:

Assignments Tarefas a serem cumpridas. Missão de uma pessoa na empresa, compromissos.

Background Experiência, vivência ou conhecimento tanto profissional quanto pessoal.

Benchmarking Segundo a International Benchmarking Clearinghouse, entidade norte-americana de benchmarking, é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias de uma organização com as das líderes do mercado.

Brainstorming Reunião destinada a incentivar a total libertação da atividade mental criativa. A tradução para o português significa “tempestade cerebral” e visa ajudar os participantes a descobrir soluções criativas e inovadoras para as questões da empresa. Nas reuniões, os participantes devem encorajar ideias bizarras e nunca criticar as sugestões dos demais.

Downsizing É o enxugamento ou redução dos níveis hierárquicos de uma organização. O objetivo é aproximar os funcionários para facilitar a comunicação e agilizar a tomada de decisões.

Empowerment Significa dar aos funcionários poder, liberdade e informações que permitem a tomada de decisões.

Endomarketing Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o funcionário. Técnicas de marketing utilizadas com o funcionário.

Estado de burnout Estágio avançado de estresse do profissional, esgotamento. Estafa geral por conta do trabalho.

Follow-up Acompanhamento de ações e campanhas com o objetivo de medir seus resultados concretos. Na linguagem informal, trata-se de perguntar como as coisas estão indo.

Headhunter Caçador de talentos. Pessoa ou empresa especializada na procura de bons profissionais no mercado para ocupar determinada função em outra empresa.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1403469-9654,00.html

sexta-feira, 19 de março de 2010

Comunicação...



Nesta semana que está se findando, tive a grande oportunidade de participar de uma oficina de comunicação com a repórter da Rede Paranaense de Televisão, Dulcinéia Novaes, que é mestra no assunto.

Através de um encontro descontraído e muito agradável, repleto de informações, pude analisar o quanto pecamos no momento da comunicação. Mas, foi possível também adquirir técnicas simples, que se bem utilizadas e treinadas, passam a fazer parte da nossa comunicação e facilitam o nosso contato profissional e pessoal.

Segue algumas dicas:

- A base de uma boa comunicação é ter pleno conhecimento do assunto a ser exposto;
- Em seguida a postura diante do seu receptor, a naturalidade e a tranqüilidade farão que sua mensagem se torne fácil de ser entendida;
- A identificação do público alvo também é importante;
- Evitar os vícios de linguagem , o gerundismo propiciam um discurso mais claro;
- Errar é humano e desconhecer algum dado ou informação também , portanto se não souber algo, anote e pesquise para adquirir o conhecimento;
- Quando falar para em grupo, apresentar alguma idéia, projetos ou outro assunto é muito importante a criação antecipada de um escopo para guiar as idéias no rumo certo (início, meio e conclusão).

Esse é um assunto para vários post's ...
Leia também Comunicação Eficiente